segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Fisioterapia com Fisioterapeutas? SIM!!! Mas… E os outros técnicos de reabilitação???

No que diz respeito a tratamentos de reabilitação física, a oferta nos dias de hoje é abundante: fisioterapeutas, enfermeiros de reabilitação, técnicos auxiliares de fisioterapia, todos querem ter um papel primordial no que toca ao tratamento dos seus utentes. É, no entanto, essencial que cada profissional de saúde perceba o seu papel numa equipa multidisciplinar.

São vários os profissionais que se consideram capazes de realizarem tratamentos de Fisioterapia e alguns vão mais longe e apresentam-se como sendo Fisioterapeutas…mas será que têm a formação necessária para isso? Será que têm conhecimentos para isso? Será que têm competência para isso? É extremamente importante que todos estes profissionais desempenhem a função para a qual foram formados, e ainda mais importante, que os utentes percebam a função de cada um deles quando chega a hora de procurar serviços especializados de reabilitação. Neste post vamos tentar demonstrar as diferenças entre estes profissionais para que possa procurar e escolher o profissional mais adequado…e, se mesmo assim ficar com dúvidas venha ter connosco que teremos o maior gosto em demonstrar as diferenças e a nossa competência.

Os Técnicos Auxiliares de Fisioterapia, como está implícito no nome, têm a função de colaborar com o Fisioterapeuta durante o tratamento do utente em tudo aquilo que o terapeuta achar necessário. Estes técnicos não possuem formação superior, realizando apenas cursos de curta duração, onde adquirem noções básicas de reabilitação.

Os Enfermeiros de Reabilitação, são enfermeiros com formação de base, que posteriormente se especializam nesta área. Estes aliam os cuidados de enfermagem à reabilitação, existindo uma linha muito ténue no que toca à separação das suas funções com as dos fisioterapeutas. Os Enfermeiros de Reabilitação potenciam a reabilitação física dos seus utentes, assim como os fisioterapeutas, no entanto não é da sua competência – nem formação – aplicar técnicas próprias dos fisioterapeutas como: drenagem linfática manual, electroterapia, “cinesioterapia respiratória”, entre muitos outros exemplos.

Os Fisioterapeutas são, esses sim, os técnicos especializados na reabilitação, com formação superior, e muitos até com especializações. Os Fisioterapeutas têm a função de avaliar, diagnosticar em fisioterapia, definir um plano de tratamento, fazer um prognóstico em fisioterapia e reavaliar periodicamente o seu utente. Estes profissionais, claro está, nem sempre trabalham sozinhos, contam com os Técnicos Auxiliares de Fisioterapia, Enfermeiros, Médicos e muitos outros profissionais, de forma a proporcionar a cada um dos seus utentes um tratamento efetivo e personalizado.

Infelizmente, hoje em dia verifica-se a ocupação de lugares de fisioterapeutas em clínicas e outros espaços, por profissionais que se apresentam como fisioterapeutas, não o sendo. Isto acontece, porque quando se tem uma porta aberta, o “factor euro” é, claro está, de extrema importância, fazendo com que sejam contratados profissionais que são mão-de-obra mais económica do que os fisioterapeutas. Outro factor relevante para que isto aconteça, é a pouca massa crítica que os Fisioterapeutas representam no nosso país, ou por serem poucos em comparação com a grande classe profissional que são os Enfermeiros, ou por (ainda) não existir uma Ordem dos Fisioterapeutas que regularize esta situação.

Este post tem a função de deixar explícitas as diferenças entre estes três grupos profissionais, não sendo nossa intenção menosprezar qualquer um deles, pois todos os profissionais de saúde são essenciais e todos devem perceber a sua competência, mantendo a total qualidade da prestação de cuidados!


Quando procurar Fisioterapia, certifique-se que esta é feita por Fisioterapeutas! Sendo a saúde tão importante, devemos sempre usufruir dos nossos direitos e dar-mos o consentimento informado a quem cuida dela! Por isso, cada vez que procurar Fisioterapia, exija sempre a Cédula Profissional do técnico que se propõe a tratá-lo, uma vez que é um direito seu saber “em que mãos se mete”.


A Clínica FisioFalantes orgulha-se de poder afirmar que a nossa Fisioterapia é feita somente com Fisioterapeutas licenciados e dispostos a dar o melhor tratamento aos seus utentes. 


Fisioterapeutas da Clínica FisioFalantes

Sem comentários:

Enviar um comentário